terça-feira, 28 de agosto de 2012

Exercícios Estatística ( 3° Ano do Ensino Médio).


1
. 
Diga porque é que as seguintes situações representam más amostras:

    a) Para saber qual o candidato mais votado, para a Câmara de determinada cidade, auscultou-se a opinião dos clientes de determinado supermercado.
    b) Para conhecer a situação financeira das empresas têxteis portuguesas, verificou-se a situação das empresas que tiveram maior volume de exportações, no último ano.


2. Num estudo feito numa escola, recolheram-se dados referentes às seguintes variáveis:

(A) idade
(E) tempo gasto diariamente no estudo
(B) ano de escolaridade
(F) distância de casa à escola
(C) sexo
(G) local de estudo
(D) nota na disciplina de Matemática 
(H) número de irmãos






    a)  Das variáveis indicadas, quais são as quantitativas e quais são as qualitativas?
    b)  Das variáveis quantitativas, diz quais são contínuas.


3. Para realizar um estudo sobre o tempo gasto, em minutos, por 60 elementos de um clube de karting num circuito de 20 voltas, registou-se o tempo gasto por 16 desses elementos. Os resultados foram os seguintes:
  
            
14,113,515,016,217,618,713,115,4
16,617,214,815,918,016,314,914,3
 
3.1. Indique:
    a) a população;
    b) a amostra.
3.2. Indique a variável estatística do estudo e classifique-a.
3.3. Indique quatro valores que a variável estatística pode assumir.



4. Numa cidade de 20000 habitantes fez-se um inquérito sobre o meios de transporte utilizado diariamente para se deslocarem para o emprego. Foram interrogadas 2500 pessoas e os resultados foram registados no seguinte gráfico:

            

Construa uma tabela com a frequência relativa de cada um dos transportes.






5. Neste gráfico de barras está representada a evolução da população residente portuguesa ao longo dos anos, segundo os dados estatísticos obtidos nos recenseamentos.


    a) Qual o valor aproximado da população residente em Portugal no ano de 1989?
    b) Qual ou quais o(s) ano(s) em que a população residente em Portugal foi igual a 10 milhões?
    c) A partir de que anos os portugueses residentes passam a ser mais de 10 milhões?
    d) Qual parece ser a evolução nos próximos anos?



6. A Raquel fez um inquérito para a disciplina de Estudo Acompanhado sobre quantas horas os colegas estudavam por dia. Obteve o histograma seguinte:


    a) Quantas classes formou a Raquel?
    b) Com que amplitude?
    c) Em que intervalo se encontra a resposta mais frequente?
    d) Qual a percentagem de alunos que estuda no máximo 6 horas?
    e) Há alunos que estudam mais do que meio dia?
    f) Construa o respectivo polígono de frequências.



7. As alturas, em centímetros, dos alunos de uma turma do 10º ano são as seguintes:

150169174155165170172
152158163158166158166
170171162171161154168
161164166164162156167








    a) Construa uma tabela de frequências, agrupando os dados em classes.
    b) Represente graficamente os dados, utilizando o tipo de gráfico que achar mais conveniente.




 8. Seguidamente apresentam-se algumas estimativas para a velocidade da luz determinadas por Michelson em 1882 (Statistics and Data Analysis, Siegel).

299,96299,88299,90299,94299,88
299,96299,85299,94299,80299,84




Utilizando uma máquina que só admite números até 6 dígitos:
    a) determine a média.
    b) determine o desvio padrão, utilizando a expressão da definição.


 9.
 O pai do Ricardo lê determinado jornal todos os fins-de-semana. Um dia, o Ricardo, curioso, procurou no site de um jornal uma estatística sobre a quantidade de jornais vendidos diariamente e encontrou o gráfico representado a seguir.


    a) Partindo desta contagem, elabora um gráfico circular.
    b) Qual é a moda? Que significa?
    c) Qual foi o jornal menos vendido?

Bons Estudos. 

Pessoal os exercícios foram retirados do site http://www.educ.fc.ul.pt, 
um site de Portugal criado por alunas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Lisboa.










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