Placas de veículos.
Placas de veículos na América Latina
Estava pensando seriamente em desistir de escrever um artigo sobre as placas de carro no Brasil ou na América Latina, porque pensei que seria um assunto chato. Afinal, o que as placas tem de especial?
Porém, ao ler os textos dos meus colegas do Lexiophiles sobre as placas de veículos nos seus países eu percebi que mesmo que em todos os lugares elas sejam compostas de letras e números, cada uma tem sua especificidade.
Então sobre as placas na América Latina: elas são diferentes em cada país – ao contrário da Europa onde existe um padrão a ser seguido – e não é muito difícil reconhecer a que país elas pertencem.
As places de carro são emitidas em cada estado e possuem uma combinação de três letras com quatro números, e um ponto entre eles. Uma combinação usada para um veículo deve permanecer com ele sempre e não poderá ser trocada ou transferida.
Acima da combinação está a abreviação do estado (SP para São Paulo, RJ para Rio de Janeiro, etc.) e o nome da cidade na qual o veículo está registrado.
As cores das placas variam de acordo com a finalidade do veículo: letras pretas em fundo cinza para veículos privados, branco em vermelho para transporte pago (como taxis e ônibus), preto no branco para carros oficiais, etc.
Agora com um pouco menos de explicação mas um pouco mais de cores, as places de outros países latinos:
Argentina:
Branco no preto, com um escrito em letras maiúsculas ‘Argentina’ na parte superior, em azul para combinar com a bandeira.
Branco no preto, com um escrito em letras maiúsculas ‘Argentina’ na parte superior, em azul para combinar com a bandeira.
Bolívia:
Azul no branco, com uma borda azul e também com o nome do país. Na parte superior direita um quadro mostra o departamento/estado de onde vem o veículo.
Azul no branco, com uma borda azul e também com o nome do país. Na parte superior direita um quadro mostra o departamento/estado de onde vem o veículo.
Chile:
Preto no branco, com duas letras seguidas de uma estrela de cinco pontas – provavelmente para combinar com a bandeira – e quatro números.
Preto no branco, com duas letras seguidas de uma estrela de cinco pontas – provavelmente para combinar com a bandeira – e quatro números.
Colômbia:
A Colômbia tem caracteres pretos sobre um fundo amarelo. Assim como no Brasil, eles não colocam o nome do país, somente o distrito.
A Colômbia tem caracteres pretos sobre um fundo amarelo. Assim como no Brasil, eles não colocam o nome do país, somente o distrito.
Paraguai:
Muito nacionalistas, as places no Paraguai têm a bandeira nacional e o nome do país, e são vermelhas e brancas, duas das cores nacionais.
Muito nacionalistas, as places no Paraguai têm a bandeira nacional e o nome do país, e são vermelhas e brancas, duas das cores nacionais.
FONTE: http://www.lexiophiles.com/portugues/placas-de-veiculos-na-america-latina
Placas Europeias. Como funcionam?
Costumamos ver em filmes, mas para quem já viajou até algum país pertencente à União Europeia já deve ter visto de perto os carros com aquelas famosas placas repletas de números e letras aparentemente desordenadas. Mas o que será que significam?
Como aqui no Brasil, as placas servem para identificar os automóveis, distinguí-los entre modelos idênticos, além de cadastrá-los nos Departamentos Regional e Nacional de Trânsito (Detrans e Denatran). Na Europa, obviamente, utilizam as instituições competentes para tal registro e licenciamento. Como já é sabido que a União Europeia (UE) compreende uma vasta quantia de países membros, até isso foi cogitado: com um trânsito frequente de carros por diversas nações, fica fácil identificar o local e o código utilizado por causa de um consenso internacional.
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A iniciativa foi introduzida por um Conselho regulatório (EC nº2411/98, de 3 de novembro de 1998), generalizando o padrão que já era adotado em alguns países, como a Irlanda (desde 1991) e Alemanha (desde 1994). Após a normativa, este formato é usado em diversas nações europeias. Dentre elas: Itália, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Suíça, Tchecoslováquia, Hungria e Luxemburgo. O padrão é facultativo na Áustria, Grã Bretanha, Rússia, Dinamarca, Finlância, entre outros.
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O reconhecimento é simples. O modelo de placa europeia é impresso em metal ou plástico. Grande, usa um formato retangular bem extenso. Seu fundo pode ser amarelo, azul, preto ou branco, dependendo das diferenças regionais para distinguir veículos especiais ou particulares, como táxis, ambulâncias e viaturas de polícia, por exemplo. Abaixo você vê uma das padronagens utilizadas no modelo da União Europeia. Esta placa pertence a um automóvel de Portugal.
IDENTIFICAÇÃO
Geralmente, as placas que aderiram ao padrão unitário possuem uma faixa azul do lado esquerdo, com as 12 estrelas amarelas da União Europeia e a letra branca (sigla) correspondente ao país, onde:
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P - Portugal
CZ - Tchecoslováquia (Czech)
F - França
ES - Espanha
S - Suíça
D - Alemanha (Deutsch)
L - Luxemburgo (Luxembourg)
H - Hungria (Hungary)
NL - Holanda (Netherlands)
GR - Grécia
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Mesmo com a padronagem, as combinações numéricas variam entre os países, tendo cada um a sua ordem relevante, principalmente para diferenciar os dados. Cada nação recebeu uma forma de trabalhar com os números para evitar a repetição em países diferentes. Isso ocorre pois haveria o risco da placa MÜN-0924E existir na Alemanha e na Itália, por exemplo.
Mesmo com a padronagem, as combinações numéricas variam entre os países, tendo cada um a sua ordem relevante, principalmente para diferenciar os dados. Cada nação recebeu uma forma de trabalhar com os números para evitar a repetição em países diferentes. Isso ocorre pois haveria o risco da placa MÜN-0924E existir na Alemanha e na Itália, por exemplo.
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Confira a relação numérica adotada pela Grã Bretanha:
A fonte utilizada para a impressão e forja das placas é a Fälschungserschverende Schrift (FE-Schrift), utilizada desde novembro de 2000, exceto para veículos militares que ainda utilizam tipografias da famosa família DIN. Foi desenhada pelo tipógrafoKarlgeorg Höfer (1914-2000), sob encomenda do Governo Alemão na década de 1970.
A criação do tipo de letra foi determinante para reduzir a quantidade de falsificações. Com as tipografias utilizadas anteriormente e um rolo de fita isolante preta, era fácil transformar a letra "P" em "R", o número "0" na letra "O" ou as letras "L" e "F" na letra "E". A modificação impossibilita fraudes por causa das serifas, colocadas de forma estratégica (observe acima). Como a impressão das placas é feita em alto relevo, também é possível descobrir qualquer irregularidade com o tato.
Para conhecer outros exemplos, confira abaixo:
Áustria (facultativo)
Bósnia Herzegovina
Suíça
Alemanha
Hungria
No sistema ainda coexistem modelos antigos de placas, tanto os que não usam a mesma tipologia, quanto os que adotam códigos anteriores à normatização. Boa parte desses veículos se resume ao trânsito local e as adaptações para motocicletas que recebem outra padronização.
Para conhecer ou ler o texto completo da normativa EC nº 2411/98, clique aqui (Em português)
DO IT YOURSELF
No site autoplates.com você pode soltar a criatividade e criar a sua própria placa europeia. Lá você pode escolher o país, a numeração, inventar um código, alterar cores e inserir bandeiras ou ilustrações. O melhor da história é que você pode encomendá-las e receber em casa, nos tamanhos originais das placas verdadeiras. Geralmente são utilizadas como decoração de parede, já que o sistema europeu não tem adequações com as normas brasileiras.
Lá mesmo já fiz alguns modelos:
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REFERÊNCIAS
Caso queira pesquisar ainda mais o assunto, seguem as referências do material editado:
AutoPlates.com
Eur-Lex
World License Plates
Galeria de fotos do Picasa - Placas Europeias
Karlgeorg Höfer - Tipografia
Fonte: http://srtcdesign.blogspot.com.br/2010/11/placas-europeias-como-funcionam.html
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